Saúde e bem-estar: como viajar pode te ajudar com a ansiedade

Saúde e bem-estar: como viajar pode te ajudar com a ansiedade

Saúde e bem-estar: como viajar pode te ajudar com a ansiedade

O tema da saúde e bem-estar está cada vez mais presente nos debates atuais, principalmente com a pandemia da Covid-19, que exigiu uma mudança brusca no estilo de vida, em conjunto com medidas de isolamento social.

Segundo um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com grupos populacionais específicos em vários países, bem como profissionais que atuaram na linha de frente no combate à doença, houve um aumento significativo da ansiedade.

A pesquisa mostrou que as pessoas estão sofrendo com altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (47%).

Outro estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostrou que os níveis de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% durante a pandemia.

A própria OMS e o Ministério da Saúde elaboraram uma série de recomendações para manter a saúde física e mental em tempos de pandemia, com dicas de exercícios, como aula de fitdance para iniciantes e atividades para passar o tempo em casa.

Mesmo com a gradativa abertura dos estabelecimentos e as medidas mais brandas de isolamento, esses problemas psicológicos tendem a permanecer, principalmente quando não se encontra a ajuda necessária para suporte e apoio emocional.

No entanto, algo que pode ajudar muito no controle da ansiedade e a melhorar a saúde mental é fazer uma viagem. Afinal, é um momento em que se pode relaxar e se afastar dos inúmeros afazeres do dia a dia.

Em um momento de abertura, vale a pena encontrar um local tranquilo para descansar e se afastar um pouco da rotina.

No artigo de hoje, saiba como viajar pode te ajudar com a ansiedade e conheça algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu período de descanso. Acompanhe a leitura!

Mas, primeiro: como saber se estou com ansiedade?

A ansiedade é definida como uma agitação excessiva do sistema nervoso central, causando uma sensação de desconforto, muito semelhante ao medo. Os sintomas incluem a ausência de controle do próprio corpo, euforia, dificuldade para respirar e taquicardia.

Além disso, pessoas que sofrem com ansiedade têm problemas de concentração, memorização e tomada de decisões, sendo frequente os episódios de insônia, pesadelos constantes, apatia e dúvidas sobre a própria competência.

O diagnóstico de ansiedade é normalmente feito pelo psiquiatra, que pode recomendar uma série de terapias, mas também tratamento medicamentoso. Dessa forma, o paciente pode optar pela entrega de remédio, dependendo do grau do transtorno.

Em alguns casos, a ansiedade também causa alguns sintomas físicos, como:

  • Aceleração do coração;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Cansaço ao acordar;
  • Tensão muscular;
  • Dificuldade para respirar;
  • Quedas de cabelo.

Durante as crises de ansiedade (que também envolvem crises de pânico), o paciente experimenta todos esses sintomas em um grau muito elevado, levando a episódios quase incontroláveis.

Como as viagens ajudam no controle da ansiedade?

Muitas vezes, as crises de ansiedade são desencadeadas pelas preocupações constantes com os afazeres profissionais e domésticos, bem como a dificuldade para conciliar os problemas cotidianos, incluindo tarefas da escola particular integral, faculdade e trabalho.

Isso cria um ambiente de estresse, o que geralmente prejudica ainda mais os pacientes. 

Por esse motivo, a ideia de sair da rotina surge como uma válvula de escape para as pessoas que desejam descansar, ficar mais tranquilas e diminuir um pouco a ansiedade.

Por esse motivo, investir em uma viagem é a maneira de promover a saúde e o bem-estar, pois a “quebra” da rotina é capaz de combater os sintomas psicoemocionais, além dos altos níveis de ansiedade e depressão.

A seguir, conheça alguns dos benefícios de viajar e comece a preparar sua mala estilo vintage para aproveitar o melhor lado da vida!

1 – Você muda de cenário

Uma simples mudança de cenário pode ajudar muito para despertar novos sentimentos e afastar a ansiedade. Por esse motivo, as viagens são recomendadas para pessoas que estão vivendo em uma rotina estressante, ou acabaram de passar por uma situação difícil.

Afinal de contas, apertar o botão de “pausa” e conhecer novos lugares pode ser o melhor jeito de recomeçar.

A rotina é importante para conciliar todas as atividades, mas ela também causa um grande desgaste mental, uma vez que todas as tarefas acabam ficando automáticas e sem graça.

2 – Contribui com a independência

Se você é do tipo de pessoa que nunca passou muito tempo longe de casa, fazer uma viagem pode ser algo desafiador, mas que, ao mesmo tempo, vai estimular o seu espírito de independência e contribuir para o controle da ansiedade.

Muitas vezes, é a falta de confiança em nós mesmos que resulta nas crises de ansiedade. Por isso, viajar pode ser uma maneira muito eficaz de combater esse sentimento.

A dica é fazer uma programação na sua agenda personalizada logo e, desse modo, seguir o itinerário para aproveitar ao máximo da sua viagem. Aos poucos, você irá perceber o quanto é bom viajar e não vai querer parar.

3 – Oferece novas experiências

Quando estamos viajando, temos a oportunidade de experimentar novas comidas, conhecer paisagens diferentes, se deparar com monumentos e conversar com pessoas novas, além de imergir em uma outra cultura.

Isso faz com que você coloque a sua vida em perspectiva e possa apreciar esses momentos, o que ajuda a expandir a mente e aumentar a criatividade.

Além do mais, ao ver que as pessoas podem viver de um jeito diferente, você também pode começar algumas mudanças na sua própria rotina. 

Para isso, leve algumas lembranças embrulhadas em uma caixa de encomenda 6b, para lembrar dos bons momentos da sua viagem.

4 – Abaixa os níveis de estresse

As nossas tarefas cotidianas estão repletas de situações estressantes, como prazos de trabalho, atividades domésticas, cuidados com os filhos ou familiares, etc. Por isso, tirar um tempo longe de tudo isso pode ser a melhor forma de limpar a mente e desestressar.

Fora isso, quando estamos viajando, podemos controlar como, quando e o que fazer. Por exemplo, caso queira investir na locação de van para praia, você decide o melhor horário para fazer a sua alimentação, o que vestir, entre outras coisas.

5 – Aumenta a felicidade

Muitas viagens são capazes de ajudar pessoas na superação de transtornos psicológicos, como a depressão. Claro que é sempre importante fazer um tratamento em conjunto, mas o ato de viajar pode ser um aliado em várias terapias.

Quando viajamos, os nossos níveis de felicidade aumentam, ainda mais porque conhecemos novas pessoas, tradições, culturas, paisagens e culinárias. Dessa forma, o cérebro conta com muitas memórias boas para processar.

Como planejar uma viagem para superar a ansiedade?

O primeiro passo para iniciar uma viagem em prol da sua saúde mental é escolher uma cidade apropriada e que atenda às suas preferências. 

Por exemplo, se você é uma pessoa que quer um lugar mais calmo, porém em um município grande, Porto Alegre (RS) pode ser uma boa escolha.

Além de contar com inúmeros pontos turísticos, a cidade é conhecida pelo seu clima agradável, até mesmo no forte verão brasileiro.

Outro ponto interessante diz respeito aos inúmeros bares de Porto Alegre. Assim, você pode até levar um talão de rifa personalizado com o nome de todos os estabelecimentos que deseja conhecer.

Depois disso, é necessário escolher a melhor acomodação, para que você possa viver uma experiência tranquila e agradável.

Uma dica é o Eko Residence Hotel, uma hospedagem que oferece uma série de instalações muito bem equipadas e cômodas, além de um ambiente familiar e aconchegante para que você possa curtir ao máximo a sua viagem.

Lá, você terá acesso à internet Wi-Fi, café da manhã completo, academia e terraço com vista panorâmica. Desse modo, se a sua intenção é permanecer em um local para descansar a mente e controlar a ansiedade, o Eko Residence Hotel é a melhor opção.

Além do mais, o estabelecimento conta com preços imperdíveis e pacotes promocionais para os viajantes. Assim, você aproveita de todo o conforto, por um valor justo.

Ou seja, a sua experiência de viagem será completa!

Conclusão

Quem convive com a ansiedade sabe o quanto é difícil controlar o nível de estresse. Com a pandemia do coronavírus, o número de pessoas que sofre com transtornos psicológicos aumentou muito e, com a gradativa abertura, uma alternativa é fazer uma boa viagem.

O artigo de hoje trouxe alguns dos principais benefícios de se fazer uma viagem, principalmente para quem deseja controlar a ansiedade, depressão e o estresse.

Embora o ato de viajar não substitua um atendimento terapêutico de qualidade, é uma maneira bastante eficiente de melhorar a saúde e o bem-estar.

Por isso, se você está querendo fugir da rotina, vale a pena programar a sua próxima viagem e fazer as malas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Talvez você goste também:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima

30% OFF

Black Eko

Eko Residence HOTEL

Promoção encerra em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
1